quinta-feira, 19 de abril de 2012

Review - Major(Anime)



Bom, como meu primeiro review, decidi pegar um anime do qual eu sou muito fã, um que realmente me marcou, e como o próprio título diz: Major.




Primeiramente devo dizer que eu não sou exatamente um fã de animes de esporte, principalmente aqueles mais fantasiosos a lá Captain Tsubasa(Super Campeões no Brasil) ou Inazuma Eleven(Super Onze no Brasil, creio eu), que tem toda aquela coisa de poder, amizade com a bola, etc etc... Se o anime for de esporte, eu procuro o mais realista possível, embora eu já tenha uma ideia de que nunca vai ser totalmente realista(obviamente). E foi ai então que eu conheci Major. Mas então eu pensei, um anime de BASEBALL? Que acima de tudo ainda tem 6 temporadas?! Véi, como eu vou ver 6 temporadas de gente jogando baseball? Eu até acho, aliás, que muita gente se afasta dessa obra prima por causa da temática do Baseball mesmo. Mas eu dei uma chance, tava sem Animes para ver e baixei alguns episódios...


A história do anime faz com que não seja apenas mais um anime de esporte.



        A história é sobre nosso protagonista Goro Honda, quando este ainda estava no "Jardim de infância", e tinha uma amizade meio parental com sua professora. Goro se espelhava em seu pai Honda Shigeharu, pitcher da NPB que oscilava entre a liga principal do Japão e as Minor Leagues, mas para Goro, seu pai era o melhor jogador de Baseball do mundo. Após sofrer uma lesão no braço devido aos arremessos, Shigeharu precisa abandonar o Baseball, o que deixa Goro muito triste, mas o que o pequeno não sabia era que seu pai estava treinando para se tornar um "Hitter", ou seja, um rebatedor.


        Shigeharu então começa a criar uma relação com a professora de Goro, Momoko, e Goro vê nela uma mãe, já que sua mãe havia morrido quando ele ainda era muito pequeno. Ao ver seu pai jogando como rebatedor, Goro se emociona, e continua treinando para ser como o pai algum dia. Eis que chega Joe Gibson, pitcher norte americano vindo da MLB(ou Major), para promover o Baseball na liga Japonesa. Enquanto isso Goro faz amizade com um garoto chamado Sato Toshiya, que não conhecia o Baseball muito bem, e ainda era proibido de jogar pelos pais, mas ele sempre dava um jeito de jogar com Goro, e se tornaram amigos. Após Gibson e Honda se enfrentarem, Honda é acidentalmente acertado por uma bola na cabeça por Gibson, e ignora tratamento médico, o que o faz falecer na manhã seguinte, o que deixa Goro desolado e com raiva de Gibson. 

        Momoko então o adota e começa a criá-lo, então os anos passam e aí começa a história do Anime, com o pequeno Goro, agora um pouco mais velho, na Little League, criando novos amigos, enfrentando novos desafios e nunca desistindo, sempre mantendo aquele lado teimoso dele. Cada temporada então mostra o crescimento e Goro, Toshiya, entre outros personagens, almejando sempre o mais alto possível, a Major.


Considerações Gerais da obra.




        Uma coisa que me chamou a atenção nesse Anime, é o realismo no esporte, claro que, ainda bastante fantasioso, como a Gyroball, entre outras coisas, mas comparado a muitos outros animes de esporte, você pode ver que eles tentam deixar aquilo o mais natural possível, o que torna agradável, e pra quem não conhece o esporte, as vezes acaba até se interessando. 


        Os personagens são profundos, o drama que cada personagem carrega é envolvente e faz você sentir como se você compartilhasse as dores dos personagens. Goro, que perdeu a família muito novo, nunca desiste, e está sempre de cabeça erguida, e você se sente ao lado do personagem, crescendo junto com ele, como se no final ele se tornasse alguém marcante pra você, o drama é muito bom, ainda mais para um anime de esporte, e digo mais, logo nos primeiros episódios do anime eu já estava chorando com os acontecimentos, coisa raríssima(rs). 



        A parte musical do anime é perfeita, as músicas de fundo presentes no Anime são tocadas na hora certa, e tudo fica mais perfeito ainda. As Aberturas são muito boas, todas são bem feitas, e a música da primeira abertura, "Kokoroe", é um clássico e vai ficar na minha cabeça para sempre. O traço do anime vai melhorando conforme o tempo, mas nada espetacular, porém, não deixa a desejar nas cenas de jogo. A movimentação durante o jogo também é muito bem feita, não dando a sensação de que o campo é muito grande, como alguns animes de esporte, erroneamente, dão.


Conclusão

       

        Major é, na minha opinião, uma obra prima, como um anime de esporte, e como um anime no geral, é um clássico muito famoso no Japão e deveria ser visto por todos, mesmo para quem não gosta do esporte. Eu me interesso muito mais por baseball agora do que eu me interessava antes. Recomendo esse anime para todos, pode ver sem medo, que você vai se tornar fã assim como eu, dessa obra prima.


E só para fechar: ATTENTION PLEASE, PITCHER NUMBER 56: GORO SHIGENOOOOOOOOOOO.



Nota Geral(1-6ª temporada) - 9.5

Um comentário:

  1. Voce resumiu perfeitamente, parabéns ! Também recomendo a todos que estiverem afim de assistir uma obra perfeita !

    ResponderExcluir